Entenda o caso “Ailee, YMC Entertainment vs Allkpop”

ailee02
No começo desta semana, a cantora Ailee foi alvo de um escândalo ao ter fotos de nudez reveladas no maior site de notícias de K-Pop internacional, o Allkpop.
O caso que começou no dia 11 repercutiu uma série de críticas negativas ao site americano. Enquanto fãs do K-Pop em geral demonstravam apoio a Ailee e sua agência YMC Entertainment, que divulgou uma nota oficial no mesmo dia afirmando que as fotos eram sim da cantora e que elas teriam sido reveladas pelo ex-namorado dela e atual empregado do site Allkpop:
*clique na aba para abrir e ler a declaração*

Declaração da YMC Entertainment - 11/11

Logo mais tarde no mesmo dia, a agência 6Theory Media – que gerencia o site Allkpop – saiu em defesa das acusações contra seu empregado e ex-namorado de Ailee, Daniel Lee, e que até então supostamente era o culpado de revelar as imagens comprometedoras da cantora:

Declaração da 6Theory Media - 11/11

Mas mesmo após a declaração da 6Theory Media, muitos internautas não acreditaram e começaram a revelar notícias passadas do site Allkpop onde membros e o próprio dono da agência postavam notícias irônicas e satíricas contra os artistas do pop coreano.
A compilação de screenshots das antigas notícias foram postadas em uma conta no flickr como “Truth of Allkpop” (Verdade do Allkpop).
allkpop
No dia 12, um representante da YMC Entertainment declarou para uma fonte de notícias local que “o presidente Jo YooMyung [da YMC Ent] contratou pessoalmente um advogado nos Estados Unidos. No entanto, não podemos revelar planos específicos já que ainda estamos em processo de fechamento da examinação dos fatos.” A razão pelo contrato de um advogado americano é pela dificuldade de investigar o caso da Coreia do Sul, já que todas as fontes das fotos estão no exterior.
Uma fonte do departamento de relações exteriores da Agência de Polícia Metropolitana de Seoul também comentou: “O departamento de relações exteriores nem sempre toma ações em todas as investigações envolvendo estrangeiros.
Apontando o complicado processo de obter ajuda das agências da lei e embaixada americana, a fonte também declarou: “Será difícil esperar por uma investigação apropriada no caso da Ailee, mas se [a agência] contratar um advogado americano, a rapidez da procuração pela identidade do ex-namorado de Ailee talvez seja possível. Irá depender de quanto o ‘Allkpop’ cooperar.
Enquanto YMC já declarava a procuração legal contra o tal informante, a situação não melhorou para o Allkpop quando no dia 13 o site coreano de notícias Dispatch News revelou a gravação por telefone com o ex-namorado de Ailee, que estava disposto a revelar as imagens para o correspondente do jornal:

Ex-namorado: Eu tenho várias fotos.
Dispatch: Que tipo de fotos?
E: Eu tenho fotos da cantora Ailee. Eu quero saber se a Dispatch está interessada ou não.
D: Que tipo de fotos?
E: Fotos totalmente expostas.
D: Que tipo de fotos ‘totalmente expostas’ vocês está falando?
E: Ela não está vestindo nada, na frente e nas costas.
D: Está dizendo que tem fotos nuas dela?
E: Sim, seu rosto e tudo à mostra.
D: Onde você conseguiu essas fotos? Quais as origens?
E: Eu acho que vai ser difícil de dizer pessoalmente.
D: Eu preciso saber isso para lhe dizer se nós podemos reportar isso ou não. Nós não podemos reportar isso se você só nos dizer que são fotos expostas.
E: Eu recebi elas.
D: De quem você recebeu elas?
E: Da cantora Ailee.
D: A cantora Ailee te deu as fotos?
E: Sim.
D: Por quê?
E: Isso pode ser difícil de acreditar, mas essa é a situação.
D: Você precisa nos explicar isso para que possamos tomar uma decisão.
E: Eu era o namorado dela.
D: Como é?
E: Eu era o namorado dela.
D: Então você recebeu as fotos nuas por ela?
E: Nuas… O que isso significa? Eu não sei falar coreano muito bem.
D: Ah, você está na Coreia agora?
E: Não.
D: Você é estrangeiro?
E: Sim.
D: Então você recebeu essas fotos nuas por Kakao Talk ou ummessenger?
E: Sim.
D: E você quer divulgá-las?
E: Hm, sim, eu acho que sim.
D: Só para você saber, podem haver problemas legais para você se você trocar as fotos por dinheiro.
E: Oh, sério?
D: Claro. Porque são fotos pessoais… se você divulgar para a imprensa… isso não é notícia.
E: Ah… Entendi. Você está dizendo algo diferente em relação à XXXX (outra agência de notícias). Eu entendo. Irei entrar em contato com XXXX.
D: Sim, você pode dar para a XXXX. Isso não importa. O  importante é que você está lidando com algo perigoso.
E: Por quê? Não é ilegal.
D: Sim, isso é ilegal.
E: Não é ilegal nos EUA.
D: Se a equipe da Ailee decidir tomar medidas legais, porque isso é uma invasão de privacidade já que as fotos são pessoais, é algo que pode levar ao tribunal.
Se tivéssemos de tirar as fotos, comprá-los de você seria um grande negócio, mas seria muito perigoso para você. Isso é algo que você deve pensar. É assim que é feito na Coreia.
Se você se lembrar do incidente com XXX (celebridade) e outros incidentes de celebridades, os envolvidos foram presos e processados. Não importa o que você dá a ele. Você não tem que dar isso para nós. Não importa para quem você vender.
O importante é o que você quer fazer é muito perigoso e errado. Eu não sei se algo de ruim aconteceu com você, mas este parece ser o caminho errado a se seguir. Se você vender essas fotos, vai estar em apuros. Por favor, pense sobre isso cuidadosamente.
E: Ok.
Mas a história surtiu mais efeito quando o programa de tv One Night of TV Entertainment da SBS conversou com um representante do Allkpop e este explicou novamente que o site havia recebido uma oferta de compra das fotos nuas de Ailee.
Após a confirmação de que o ex-namorado na ligação com a Dispatch estava trabalhando no Allkpop, a One Night conseguiu entrar em contato com o ex de Ailee. O rapaz concordou em conversar por telefone na esperança de revelar a verdade sobre este assunto, e revelou que ligou para a Dispatch com o propósito de saber se era realmente possível vender fotos deste tipo:Nós recebemos um e-mail primeiro. Como nós tínhamos a dica dessa pessoa com esse objetivo na mente, eu só quis ter certeza se era possível [vender as fotos] e na inocência eu perguntei. Eu não tinha outra intenção.
O ex-namorado, no entanto, insistiu que não havia sido ele quem tinha deixado vazar as fotos no site anônimo.
Ele também afirmou que nunca havia ouvido falar sobre a história que a YMC Entertainment havia declarado em seu anúncio oficial sobre este assunto. Ele disse que não sabia que havia recebido as tais imagens da forma como foi descrito.
Após dizer que não falava mais com Ailee desde que este escândalo ocorreu, o ex-namorado declarou: “Tudo o que posso dizer é que sinto muito. Um mal entendido aconteceu e eu apenas posso dizer que estou sentido por isto. Mas eu gostaria de dizer que não foi eu quem vazou as fotos.”

Por fim, a YMC Entertainment declarou à várias fontes de notícias que Ailee irá continuar a promover normalmente suas atividades no Japão pelo mês de Novembro.
Ailee lançou seu primeiro single japonês, Heaven, no dia 6 de Novembro. Enquanto isso não há qualquer decisão em relação as atividades da cantora para o próximo mês.
Fontes: YMC Entertainment | AsianJunkie | Allkpop | Soompi | Mwave/sarangingayo.

Comentários

Postagens mais visitadas